Resenha - Banda: Unearthly - Álbum: Baptizing the East in Blood (2013)

Resenha por: Luiz Harley
Revisão/edição: Renato Sanson 


Existe uma certa tendência de alguns grupos de Black Metal de se recusarem a tocar ao vivo, na minha visão a não ser que seja uma one man band,  isso me soa como desculpas para esconder possíveis incapacidades de reproduzir ao vivo o que é feito em estúdio.

No Brasil sem sombra nenhuma de duvida nosso expoente mais forte no Metal negro é o Unearthly, um dos motivos disso é que sabiamente seus músicos não querem gritar pros quatro cantos o quanto são bons, e se dedicam a música e exclusivamente a ela, por isso que ouvir  "Baptizing the East in Blood" seu novo registro ao vivo é sem duvida impactante.

Antes de mais nada vale destacar a gravação, o áudio foi captado na  Rússia cidade Voronezh (pensava que o público europeu era mais pacifico, ledo engano o pessoal agita muito) na produção Felipe Eregion, mostra que alem de ser um baita vocalista é um grande produtor, destaque também para a mixagem feita por Luiz Freitag e Fernando Campos (feita no Estúdio AM, no RJ). 

É claro que deve ter rolado algumas mexidas em estúdio, mas a pancadaria aqui é tão grande que você acaba se sentindo transportado para a plateia, e quando se der conta estará bangeando que nem um condenado.

E se tratando do set list que vem uma pequena critica, nada contra aos trabalhos "Flagellum Dei" e "Age of Chaos", muito pelo contrário, reconheço como fã do Unearthly que foram esses trabalhos que fizeram a banda chegar onde estão hoje, porem como acompanho o grupo desde das antigas confesso que esperava ouvir aqui hinos profanos dos seus dois primeiros registros ("Infernum - Prelude to a New Reign" e "Black Metal Commando"), a propósito a banda liberou os dois álbuns na integra no Youtube, acesse lá e descubra o poder da horda carioca.

Voltando ao trabalho atual, aqui temos tocadas com uma agressividade incomum verdadeiros tormentos sonoros como: "7.62" (o solo dessa música é arrepiante), "Osmotic Haeresis" e "Black Sun" com sua sonoridade em ritmos nordestinos aliada ao Metal negro.

Impossível deixar de citar a épica "Revelations of the Holy Lies" e "Age of Chaos", as duas do álbum homônimo com destaque alem das metrancas na bateria e os vocais de Eregion que estão cada vez mais assustadores.

O mais legal que os Brazilians Devils não esquecem suas origens, fazendo uma bela homenagem aos "Pais" do Black Metal, então tome "Orgy of Flies" clássico absoluto do Sarcófago numa versão bem fiel a original diga se de passagem.

Ainda há tempo de dizer que esse CD é apenas um amostrinha, já que a banda lançou esta maravilha em DVD.

Então ninguém terá duvida que o Hell de Janeiro é um ponto forte no Black Metal mundial, não acham?!


Conheça mais a banda


Assessoria: Metal Media

Tracklist:
01 7.62
02 Baptizing in Blood
03 Murder The Messiah
04 My Fault
05 Flagellum
06 Osmotic Haeresis
07 Revelations Of Holy Lies
08 Orgy Of Flies
09 Insurgency
10 Black Sun
11 Age Of Chaos

Formação:
F. Eregion (Vocal/Guitarra)
Vinnie Tyr (Guitarra)
M. Mictian (Baixo)
B. Drummond (Bateria)


Comentários