Resenha - Banda: Enforcer - CD/DVD: Live By Fire (2015 - Shinigami Records/Nuclear Blast)

Resenha por: Renato Sanson


Desde seu surgimento em 2004 o Enforcer sempre atraiu a atenção dos bangers sedentos por Metal old school, fazendo a alegria do submundo underground. E após sua entrada para o cast da Nuclear Blast sua popularidade aumentou, mas não mudaram sua sonoridade, mantendo-se fiel a sua proposta.

E para coroar este ótimo momento que vivem, os suecos colocaram no mercado em 2015 seu primeiro live, o ótimo “Live By Fire” (CD+DVD), que chega ao mercado nacional graças à parceria Shinigami Records e Nuclear Blast Brasil.

Um belo pacote que traz duas apresentações insanas, no CD temos o show de Atenas na Grécia, que foi gravado em 24/01/13 e no DVD o show de Saitama no Japão no dia 20/10/13. O que podemos notar é que no show em Atenas temos a impressão de ter uma banda mais solta e com bastante interatividade com o público, já em Saitama podemos notar um Enforcer mais contido, mas não menos empolgado, mas em alguns momentos podemos perceber uma certa tensão de estarem tocando para um público tão grande.

Mas o que de fato permeia este lançamento é a qualidade e disso o Enforcer sabe como poucos, já que trilham sua sonoridade por algo já datado no meio metálico, e mesmo assim apresentam muita qualidade em seu Speed Metal cheio de melodias, riffs rápidos e vocais agudos, mas bem postados, que combinam perfeitamente com a proposta sonora.

Em termos de áudio tanto o CD quanto o DVD trazem um som cristalino, mas não polido, tendo aquela veia old school pulsante e que não descaracteriza seu som. O DVD apresenta um show de alto nível com belas captações de imagens, deixando tudo ainda mais grandioso.

A diferença entre os shows é a durabilidade, já que o DVD apresenta 9 músicas e o CD 15, o que transforma ambas as apresentações memoráveis.

Se você é aquele fã cascudo que não consegue sair dos anos 80/90, de uma chance e escute o Enforcer certamente não irá se arrepender. E se você já acompanha a carreira do quarteto sueco, aí está um ótimo registro de sua ascendência no mercado musical.

Há tempo de mencionar que ainda temos como bônus track o EP “Speak the Tongue of Heathen Gods” gravado em 2015. Vale muito a pena conferir, um ao vivo com poucos overdubs e que se torna obrigatório em qualquer coleção que se preze!


Links de acesso:


DVD:
1. Bells of Hades
2. Death Rides This Night
3. Mesmerized by Fire
4. Katana
5. On the Loose
6. Scream of the Savage
7. Take Me Out of This Nightmare
8. Silent Hour / The Conjugation
9. Midnight Vice

CD:
1. Bells of Hades
2. Death Rides This Night
3. Mistress from Hell
4. Mesmerized by Fire
5. Katana
6. Crystal Suite
7. Scream of the Savage
8. Midnight Vice
9. Take Me Out of This Nightmare
10. Take Me to Hell
11. Silent Hour / The Conjugation
12. Satan
13. Black Angel
14. Roll the Dice
15. Evil Attacker

Bônus: “Speak the Tongue of Heathen Gods” (EP)
16. Speak the Tongue of Heathen Gods
17. Stellar Plains
18. Tyrants of Our Generation

Formação:
Olof Wikstrand (Vocais/Guitarra)
Joseph Tholl (Guitarra)
Tobias Lindqvist (Baixo)
Jonas Wikstrand (Bateria)

Comentários