Resenha – Banda: Korpiklaani – Álbum: Rankarumpu (2024 – Shinigami Records)

 Por: Renato Sanson

O Koriklaani é de longe um dos maiores nomes do Folk Metal mundial, os finlandeses sabem a fórmula de explorar criatividade com as gamas celtas e sempre apresentam ótimos álbuns.

Mas claro, com o tempo foram mudando e adicionando outros elementos e se distanciando das fábulas ancestrais e medievais. Dando espaço para algo mais alegre em letras voltadas para excessos de cerveja e hidromel.

Porém, em “Rankarumpu” (12 º álbum de estúdio) temos uma volta às origens, onde, o tema central é suas raízes ancestrais. Transportando você para dentro de uma floresta nórdica.

Cheio de emoção e sua sonoridade característica. Que ganhou uma bela adição, com a entrada do violinista Vänskä (Turisas). Entregando uma carga mais emotiva e se entrelaçando tecnicamente com uma banda experiente e que sabe envolver o ouvinte em suas histórias.

Aquela pegada mais rápida e pulsante é presente, mas também momentos mais cadenciados e repletos de sentimentos são apresentados como em “Viikatelintu”. O que deixa tudo ainda mais prazeroso.

A conexão com a natureza e elementos da terra podem ser ouvidos e sentidos ao decorrer da audição. Com composições até mesmo menos “felizes”, mas recheadas de sentimentos.

A produção soa incrível assim como capa e o layout do design. Muito atrativo e até mesmo mais obscuro.

O Korplikaani não se reinventa, mas retorna ao que os consagrou e que muitos fãs sentiam falta.


Comentários