MOA do Esplendor ao Fiasco

Acredito que todo o headbanger brasileiro acordou de luto e extremamente revoltado pelo fiasco que se tornou o MOA (Metal Open Air), claro que estávamos na torcida, afinal era o nosso Wacken era o maior festival do país e o melhor, era a chance de mostrar que o Metal nacional tem público e principalmente tem força. Infelizmente um evento de tão importante magnitude caiu na mão de produtores que não possuem competência nem para festinha de aniversário e o resultado é esse que a gente está presenciando.

Pois você organizar um festival e não se dar conta do que prometeu? Ou simplesmente dizer que não houve tempo de preparar as pulseiras de acesso para quem comprou antecipadamente o passaporte para o evento e o pior onde foi parar a área de camping prometida aos bangers? A sim tinha esquecido elas viraram estábulos.

Aqui no Heavy And Hell estamos expressando nosso repudio a esses falsos produtores e todos os vermes que infestam a cena, abaixo está montada uma linha do tempo dos fatos para uma analise... E fica a pergunta no ar depois de fazer uma verdadeira legião de fãs passarem por essa ofensa, total falta de respeito e vergonha, os envolvidos sairão impunes?

Linha Do Tempo MOA (Piada Open Air)

19/11/2011: o evento é oficialmente divulgado em um show da banda Hibira em São Luís do Maranhão, contando com a presença de Eduardo Falaschi (O hipócrita), Dick Siebert, Andre Matos, Vitor Rodrigues e Alex Camargo.

È divulgada as datas oficiais 20, 21 e 22 de Abril onde é dito que 40 bandas seriam escaladas, sendo 20 delas nacionais, essa noticia cai como uma bomba de êxtase afinal de contas o Metal nacional ao lado dos grandes nomes da cena e um festival desse porte no Brasil é um sonho de qualquer headbanger, não importava a distância, todos iam querer estar lá.

Vamos ao primeiro ponto importante, desde seu anuncio foi informado que todas as bandas receberiam o mesmo tratamento, veja bem o “mesmo tratamento”.

21/11/2011 - Primeira Confusão: pela semelhança dos festivais muitas pessoas confundiram o MOA como uma edição paralela do Wacken sendo que o festival alemão fez questão de negar. Sorte deles porque ficou evidente que os produtores do festival alemão sabem o que é administrar um evento -  enquanto a Negri Concerts e Lamparina Produções??? - Confusão desfeita sobre a semelhança dos festivais era hora de aguardar quais bandas seriam confirmadas, pois já que teríamos um evento deste porte no Brasil seria uma grande celebração da cena nacional, pois como prometido todas as bandas teriam o “mesmo tratamento”.

23/11/2011 - Divulgada a marca do evento: sugestão que poderia ser um Titanic foi projetado para ser grande e afundou...




Dezembro de 2011

Chuva de nomes começa a ser divulgadas do lado nacional temos: Drowned, Attomica, Terra Prima, Andre Matos, Torture Squad, Krisiun, Unearthly, Headhunter DC, Shaman, Obskure, Semblant, Explose Your Hate, Hangar e Korzus.

Já no cast internacional: Blind Guardian, Grave Digger, Anthrax (1° headlinner), Obituary, Exodus Destruction, Otep e Volbeat.

E nesse mês também que começava a venda dos ingressos, 350 reais o primeiro lote mais 100 reais para camping (o que você deve entender como estábulo). Mais um ponto importante, realmente temos que admitir os ingressos com preços altíssimos, sendo que são três dias de festivais, onde seria recebido 25 mil pessoas por noite, como que não foi possível pagar os cachês das bandas (nacionais e internacionais, sendo que as nacionais foram as mais prejudicadas) e organizar o evento pagando as empresas terceirizadas? Se você tem em mente um grande festival, obviamente o organizador ou produtor, tem que pensar em como o publico vai se instalar, como um camping (não um estábulo) banheiros (não o mato que estava ao redor), água e um lugar que se encontrasse comida.

No lugar do camping estábulos para o publico. 


Janeiro de 2012

Mais nomes são confirmados: Venom (2° headlinner), Anvil, UDO, Megadeth (3° headlinner), AnnihilatorLegion Of The Damned, Symphony X, enquanto no cast nacional acrescenta: Dark Avenger, Matanza e Motorocker.

23/01/2012: Primeiro cancelamento: Volbeat (seria sua primeira apresentação no Brasil).


Fevereiro de 2012

É apresentado para o publico o espaço El Diablo com presenças de Baranga, Fúria Louca e Carro Bomba, já o cast nacional não parava, eram anunciados Shadowside, Almah e os pioneiros do Stress.

03/02/2012 - Krisiun cancela sua participação no festival devido ao choque de agendas na turnê internacional (como esses caras foram espertos) no mesmo dia os promotores afirmam que vão acionar mais três bandas ao seu cast nacional. A pergunta que não queria calar, porque o Krisiun realmente cancelou sua apresentação? Um dos anfitriões do MOA era o próprio Alex Camargo (baixo/voz – Krisiun), mas essa resposta vamos ter mais para frente.

07/02 /2012: Mais uma atração de peso anunciada, nada mais nada menos que o Saxon e dias depois Exciter, Ophaned Land e Glenn Hughes no cast internacional, do lado nacional temos Ratos de Porão, Ácido, Ânsia de Vômito e a Megahertz.




Março de 2012

O mega projeto Rock N Roll Allstars é confirmado no festival.

E no mesmo mês a banda Shaman grava o hino do MOA, que cá entre nós ficou péssimo, mas vendo o saldo final do evento, posso dizer que realmente combina com o festival, uma música feita com um mau gosto terrível aliado a um festival que teve uma organização e produção vergonhosa.




Abril de 2012

*A desorganização do festival faz sua primeira vitima devido ao atraso da produção, Shadowside está fora.
*Falta de pagamento faz Hangar cair fora.
*Misteriosos envios de vistos para África fazem com que o Venom cancele sua participação.
*Falhas na organização um dia antes do evento e as credenciais de segurança não são seguidas.
*Headhunter DC,  Brasil Heavy Metal e Stress cancelam suas apresentações.

Lembra do que eu tinha mencionado sobre as bandas terem o “mesmo tratamento”? Isto é a resposta, pois as bandas nacionais terem que se obrigar a cancelarem suas participações por falta de pagamento é dose. Lembra o cancelamento do Krisiun? Ai está outra resposta.

Primeiro dia do Evento: ao meio de atrasos e cancelamentos, Exciter, Ophaned Land e Almah se apresentam. Outro ponto importantíssimo, mesmo com todas essas confusões com o descaso com o publico, em nenhum momento houve desordem dos headbangers que mesmo com 7 horas de atraso para inicio do festival, todos estavam tranquilos (apesar da decepção e desanimo com a situação) e simplesmente aguardando as bandas entrarem, pois estavam ali para ver seus artistas favoritos.

Produtores mostram toda sua capacidade tentando colocar a culpa nos outros, governo nega suas relações com evento, ou seja, mais mentiras vêm à tona. Sem contar o problemas com o ECAD e também os problemas com o PROCON. Que a cada minuto que se passava, estava jogando a nossa cena nacional no lixo.

Para melhorar ainda mais a situação, Rock N Roll Allstar, Ratos de Porão, Andre Matos e Saxon cancelam, mesmo no meio do caos Symphony X e Megadeth fecham a noite.

Outro ponto a se destacar, segundo a organização, a culpa do atraso que chegou a mais de 4 horas, foi da banda Megadeth, faça mil favor, ainda de vocês estarem ferrados pela burrada que fizeram, colocam a culpa em uma banda, que está ali simplesmente para divertir o publico. Realmente os descasos não param por ai.

Segundo dia do Evento: a onda de cancelamentos continua e agora o Antrax sai fora alegando a falta de instrumentos no palco. Sem contar a falta de respeito com a banda que desembarcou no aeroporto de São Luiz do Maranhão e ninguém da produção estavam lá para recepciona-los, ficando mais de duas horas no aeroporto esperando a boa vontade da produção de irem busca-los.
   
Eduardo Falaschi mais uma vez mostra que não pode perder nenhuma chance de ficar quieto e continua a dar declarações como um menino birrento de 11 anos de idade. A situação do festival não era nada animadora, o publico estava abandonado, sem a mínima estrutura e sem contar os cancelamentos e lá vem o nosso amigo Eduardo Falaschi falar besteiras ao vento.


Para piorar os alemães do Grave Digger cancelam sua apresentação, fora os problemas que envolvem até a companhia elétrica muitos fãs começam a ir embora, aparecem no Parque Independência, pessoas do PROCON e a Policia de Choque e a mídia aproveita para mostrar como os “Metaleios são desordeiros”.


Então podemos dizer que o organizador e produtor do evento Felipe Negri que agrediu a todos com palavras de baixo calão via seu Twitter, conseguiu que os “metaleiros” aparecessem publicamente, tanto na internet, quanto na televisão aberta, mais precisamente no Jornal Nacional da nossa “amada” e “amiga” Rede Globo.  Sendo repercussão também em outros veículos metálicos fora do Brasil relatando o fiasco do festival, vide de exemplo um dos maiores e mais respeitados o Blabbermouth (veja a matéria aqui).


O Segundo dia do evento marcado para ter 47 grupos, apresenta 30 cancelamentos, UDO cancela apresentação e sites gringos começam a queimar o filme do Brasil (e o pior é que eles estão certos).

Korzus e Shaman se apresentam a diferença é que o Korzus toca pelos fãs já o grupinho de Bianchi (outro hipócrita)??? Realmente o show do Korzus lavou a alma de todos os bangers, porque tocaram com paixão e amor ao que fazem, não podemos dizer o mesmo do Shaman, pois acho que a banda não merecia um vocalista tão arrogante e sem noção como esse Thiago Bianchi, outro que viu seu castelinho de areia desmoronar, mas em nenhum momento falou algo consistente ou real. Ah sim esqueci ele é o salvador do Metal nacional, me desculpem.

Korzus lavando a alma dos bangers com um show memorável.


Na madrugada de sábado para domingo o inevitável é anunciado... MOA cancelado, o terceiro dia fica apenas na promessa, o que rola é muitas acusações trocas de notas de repudio por produtores, declarações idiotas e a única coisa que todos esperam não aparece: a solução dos problemas pois o publico que realmente faz o show foi o mais prejudicado, sofrendo com a estrutura, tendo exposição publica e sendo humilhados por uma organização porca.

Realmente chegamos ao fim de uma palhaçada chamada: MOA.





Matéria por: Luiz Harley Caires / Renato Sanson
Edição & Revisão: Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Comentários

  1. Como foi triste esse fds.

    ResponderExcluir
  2. ISSO VAI RENDER..........................

    ResponderExcluir
  3. Cara é simples deram um passoa maior que a perna para se chegar a um festival desta magnitude no Brasil deve se começar pequeno e ir crescebdo aos poucos é simples mas....

    ResponderExcluir
  4. Poo, sacanearam à todos que gostam do metal, sem falar que nao tinha nem o camping!!! #mMeteBronca nesses filho da mãe!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário