Torqverem: Black Metal Em Sua Melhor Essência

Quando se fala de Metal Extremo no Brasil, é indiscutível, pois sempre é sinônimo de muita qualidade e não seria diferente em sua vertente mais perversa o Black Metal. Formada em meados de 1998 na cidade de São Paulo a banda Torqverem vem somando conquistas através de seu Black Metal cru e perturbador.

A horda acaba de lançar seu 1° debut o perverso “Vber Crvciatvs” com uma gravação suja como nos moldes do Black Metal norueguês no começo dos anos 90, porem com todos os instrumentos polidos e audíveis trazendo ainda mais um clima de ódio e fúria despejado em 11 hinos de guerra.

A banda que na verdade é uma dupla formada por V. A. Necrovisceral (voz e guitarra) e Janus Necrokramer (bateria) mostram muita personalidade, com passagens extremas e frias e também com partes arrastadas que fazem você se sentir em um funeral.


Outro ponto de destaque é o idioma usado, as faixas são cantadas em português e em sumério que pode facilmente ser confundido com Latim devido a grande semelhança entre ambas.

Após “I Immortalis Lvcifer” com seu ar gélido e gritos agonizantes ao fundo temo a fúnebre “Opvs Infernii” infernal do começo ao fim, com Necrovisceral despejando berros e urros totalmente alucinantes como se estive agonizando (um detalhe a ser dito nem com o encarte em mãos é possível entender o que Necrovisceral está cantando) aliado a um instrumental frio com uma bateria correta e riffs cortantes.

Dando continuidade a este massacre temos as agressivas “Exercito de Barathrvm” e “Crvor Noctis” que a meio de riffs e alguns blast beats ditam a fúria desta banda, como uma marcha do apocalipse.

“II Ishtar” surge ao meio a essa destruição com seu ar experimental e atmosférico, dando um clima mais do que especial, com suas passagens acústicas e tribais.


Com passagens mais obscuras e densas que chegam a beirar o Doom Metal temos “Agnvs Libidinis” e “III Tetrae Tenebrae” chegam a transmitir o sentimento de ódio em suas passagens mais cadenciadas principalmente em “III Tetrae Tenebrae” que é totalmente obscura e cadenciada com um instrumental acústico com Necrovisceral soltando berros e sussurros perturbadores em certos momentos.

Para finalizar o álbum temos mais uma passagem atmosférica que realmente mostra que o álbum é divido em três atos e como não seria diferente “IV Noctvrna Nebvla” vem com seu clima gélido e denso, com um ar agonizante e por que não apavorante, mostrando realmente como o Black Metal deve soar.

E para completar está obra “Vber Crvciatvs” vem embalado em um digipack luxuoso, mostrando toda preocupação da horda com seus fãs, se você está cansado de Metal Extremo sinfônico ou com muitas invencionices aqui está à banda que fará você respirar aliviado, pois o que temos aqui é Black Metal feito com alma e garra de quem realmente aprecia o estilo.

Conheça mais a banda:

Resenha: Renato Sanson
Edição: Renato Sanson
Revisão: Flávio Soares
Fotos: Divulgação

Formação:
Necrovisceral (voz e guitarra)
Janus Necrokramer (bateria)

Tracklist – Torqverem - “Vber Crvciatvs” - 2012
1. I Immortalis Lvcifer
2. Opvs Infernii
3. Exercito de Barathrvm
4. Crvor Noctis
5. II Ishtar
6. Vmbra Lotvs
7. Agnvs Libidinis
8. III Tetrae Tenebrae
9. Malebolgeam
10. Vana Est Ira Inops Viribvs
11. IV Noctvrna Nebvla

Comentários