Resenha – Banda: Symbolica – Álbum: Procession (2012)

Symbolica dream team do Metal nacional
Não tem erro, desde que assisti pela primeira vez o clipe de “Enjoy The Ride”, sabia que o debut da banda Catarinense Symbolica seria um material de qualidade absurda e peso idem.

Afinal de contas era só olhar para a formação da banda, para ver que ali esta a união de músicos consagrados no undeground, vindos da extinta banda catarinense Enforcer: os guitarristas Diego Bittencourt e Zeka Jr  (se você gosta de Metal verdadeiro, não deixe de ouvir o material da banda, a Demo  “Annihilator of Souls" e o EP "Art of Darkness"), alem disso temos o virtuoso baixista Lucas Pavei, na bateria o monstro Marcelo Moreira (Almah, Burning in Hell e Kiko loureiro trio), e no vocal o excepcional Gus Monsanto (ex-Adagio e Revolution Renaissance).

Confesso que tinha medo de que uma união de músicos de renome daria uma batalha de egos, onde um iria querer aparecer mais que o outro, mas todas minhas duvidas foram por água baixo, quando tive a chance de presenciar uma apresentação do Symbolica no Ventuno (leia a resenha aqui). Nesse show deu para ter a noção das musicas que estariam no CD de estreia, e a apreensão só aumentava.

Symbolica ao vivo em Urussunga/SC


Pois bem, ouvindo aqui o CD “Precession” posso afirmar sem sombra de duvida, que esse é um dos melhores lançamentos do Metal nacional há anos, isso porque aqui você encontra tudo que um headbanger quer ouvir: peso, agressividade, melodia, isso tudo com ares de modernidade e uma produção cristalina, impossível não se empolgar com esse trabalho.

O CD abre com a já conhecida “Enjoy The Ride” (primeiro vídeo clipe) rápida e certeira, repare na bateria quase Thrash de Moreira, riffs inspirados e um refrão que gruda na mente, feito para cantar nos shows de punho levantado, além dos backing vocals executados pelos guitarristas Diego e Zeka, trazendo uma dose de agressividade muito bem casada com a proposta da banda.

“Another Sun” é outra porrada, guitarras na linha mais moderna, lembrando os trabalhos mais recentes do Nevermore, falar de Monsato e chover no molhado, então vale o destaque do solo dessa musica, que é uma  das coisa mais empolgantes que eu ouvi esse ano... Perfeito.



"Awake the wrath of Angels” sem duvida é em minha opinião a melhor musica da banda até agora, toda banda que deseja fazer Heavy Metal deveria ouvir este CD antes, porque tiraria lições preciosas, não é preciso solos na velocidade da luz, nem corrida de teclados ou vocalistas tendo ataque epilético, basta tocar com vontade e ter muito, mas muito talento, e isso transborda no Symbolica.

Todos esses adjetivos e só estamos na terceira faixa, poderia ainda citar a bela balada “Awakening 999” ou a pegada de “Humus Futurus” e a intricada “Dance Of  Eternity”, mas proponho melhor, adquira o álbum e ouça, com certeza terá suas faixas favoritas, e assim como eu ira ouvir “Procession” por muito tempo.

No final de tudo, se procuras uma banda que de orgulho do Metal brasileiro, sua procura acabou. Hail Symbolica...


Conheça mais a banda



Formação
Diego Bittencourt (guitarra e backing vocal)
Zeka Jr (guitarra e backing vocal)
Lucas Pavei (baixo)
Marcelo Moreira (bateria)
Gus Monsanto (vocal)


Confira o clipe de "Enjoy The Ride"

Tracklist
01 Enjoy The Ride
02 Another Sun
03 Awake the wrath of Angels
04 Around Us
05 A Dance For eternity
06 Awakening 999
07 A letter for Makind 08 Humus Futurus
09 Innuendo (Queen cover)
Resenha por: Luiz Harley
Edição & Revisão: Renato Sanson
Fotos: Symbolica

Comentários