Metal Do Brasil - A Sorrowful Dream: "Toward Nothingness" Uma Lúgubre E Densa Viagem



Talvez seja o clima de Sapucaia do Sul, ou algum elemento sombrio que tenha marcado o ano de 1996, mas esse é o ano da formação da horda gaúcha A Sorrowful Dream, que desde seus primórdios vem se fixando numa sonoridade Gothic/Doom Metal aliados à música clássica, o que faz sua música ganhar uma aura toda especial, podendo ser rotulada como Dark Metal.

Com uma discografia espessa marcada por Eps e  Singles é até curioso saber que a banda tem apenas um full lançado em 2009, mas na audição de "Toward Nothingness" é possível dizer que a espera valeu a pena. 
“Last Whisper From A Winter Gale” abre o CD criando uma atmosfera densa e desolante, sendo que logo aparecem os duelos entre os belos vocais líricos de Josie e os graves e mais guturais de Éder, mas sem engana quem pensa que o grupo esta só aproveitando uma ideia já saturada, porque o talento e desenvoltura que esbanjam no grupo só aprecem com bastante tempo de estrada, e conhecimento de causa.

Prova dessa maturidade vem com “The River That Carries My Loss”, onde aparecem influências mais inclinadas para o Gothic Metal (leia o verdadeiro, não aquele que ronda pela mídia e rádios Rock por ai), ao longo da faixa perceba as quebras de ritmos e um solo virtuoso no final da mesma. O talento da guitarrista Jô é destaque novamente na faixa  “Body, Mercy And Madness”, onde a guitarra duela com o violino num momento marcante.

Agora se você assim como eu gosta de momentos de agressividade sua musica é  “The Bringer Of Light", é impressionante como o ritmo dessa canção consegue fazer uma ponte entre o Dark Metal da banda com elementos mais próximos do Death Metal, e o que o vocalista Éder berra é uma barbaridade, ao final uma quebra de tom com destaques para os violinos, mas é só “Empire Of Fire" começar que os vocais masculinos tomam a cena, aliados ao piano de Mari em uma grande interpretação. 

“Timeless” apresenta outra faceta da banda, com uma bela balada comandada pela voz de Josie, e ai você para e pensa com tanta gótica de "boutique" em bandas por ai é injusto que talentos como esse não sejam reconhecidos.

O CD se encaminha para o seu final, mas ainda a tempo para um dos maiores clássicos da banda “Tree of Lies” e seu começo arrebatador, e indo  parar  num  clima de levadas de violinos e guitarras, essa versão esta um pouco diferente daquela que era apresentada nos Eps anteriores, mas é uma grande música que já é bem conhecida pelos fãs da banda.

No balanço final é possível dizer que o septeto esta acima de classificações como Death, Black ou Gothic, o que a SD faz é um Metal de qualidade muito superior a muita coisa gringa, não deixe de conhecer toda a poesia musical de "Toward Nothingness".


Conheça mais a banda

Facebook
Site Oficial



Éder A. de Macedo (vocal)
Josie Demeneghi (vocal)  
Jô Toldo (guitarras)
Lucas Vargas (guitarras e violino) 
Mari Vieira (teclados)
Geovane Tuko Lacerda (baixo) 
Ricardo Giordano (bateria)



Tracklist
01 Last Whisper from a Winter Gale 
02 The River that Carries my Loss
03 Body, Mercy and Madness
04 The Bringer of Light
05 Empire on Fire
06 Timeless
07 Tree of Lies
08 Harpies (for the love of the god) 
09 A Sorrowful Dream (bonus track)


Resenha por: Luiz Harley
Edição & Revisão: Renato Sanson



Comentários