Resenha - Banda: Soul's Silence - EP: Act 1 Sorrow (2012)



O que mais me impressiona no undeground é sua capacidade de renovação e a criatividade, que aflora em todos os cantos do país e nos mais variados estilos. Entre esse grande leque que se tornou o Heavy Metal, um dos seus subgêneros mais obscuros é sem duvida o Doom Metal, pois é muito fácil uma banda ao abrir mão da velocidade pura e simples, para criar  um som mais leve, pomposo e menos Metal.
  
Então tamanho foi minha alegria ao ter contato com a banda Soul's Silence, formada em SP no ano de 2006, a banda tem o Doom como característica principal, mas sua sonoridade passa por grandes elementos do Death e Progressivo e o mais interessante com  influências de música oriental, o que da uma sonoridade única sorumbática e criativa, sendo que todas essas características estão em evidência na EP de estreia "Act 1 Sorrow". 

Sons de sinos e uma narração mais arrastada abre espaços para "World of Ilussion", uma pancadaria onde a guitarra destaca uma grande melodia lembrando um pouco da fase mais Death de nomes com o Sentenced, Therion e Amorphis de momentos mais cadenciados a passagens extremamente agressivas, abrem o trabalho deixando o ouvinte extasiado. 

"Anubis" puxa um momento mais agressivo que acaba dando espaço para riffs no mínimos hipnóticos e uma grande atuação dos teclados, cortesia de Jeferson Menezes. Outra faixa que pega mais essa linha seria "Bitter Land" que tem uma cozinha precisa de mais, ao chegar nessa faixa o clima de obscuridade já toma o ambiente.

Em "Great Sinner" a pancadaria volta a tomar conta com vocais bem guturais lembrando Novembers Doom outro grande nome do estilo, fechando o EP encontramos  "Anima Crush" com influências mais góticas e com direito a narrações bem na linha Moonspell (sim todos os grandes foram lembrados aqui), uma faixa melancólica, e que causa a tristeza  maior  por ser a ultima faixa, sendo que nasce a expectativa de como será o ato 2 sendo que o primeiro é um belo e funesto cartão de visitas.


Conheça mais a banda

Bandcamp



Formação 
Airton Alvez (vocal)
Kleber Silva (guitarra/backing vocals)
Rodrigo Sughayyer (baixo)
Sergio Barsant (bateria)


Track list 
01 World of Illusion 
02 Anubis 
03 Great Sinner 
04 Bitter Lands 
05 Anima Crush 


Resenha por: Luiz Harley
Revisão/edição: Renato Sanson

Comentários