Resenha - Banda: Bad Salad - Álbum: Uncivilized (2012)


Resenha por: Renato Sanson


É fato que o Metal Progressivo sofreu uma grande baixa nesses últimos anos, ainda mais com o "boom" de bandas que surgiram ao arredor do mundo. Muitas dessas bandas soavam como meras cópias de Dream Theater e Symphony X.

E esse "boom" também passou pelo Brasil, muitas bandas de Prog surgiram, mas poucas conseguiram se destacar, e dentre essas exceções destaco o trabalho dos brasilienses do Bad Salad, que lançaram em 2012 de forma independente o excepcional "Uncivilized".

Impossível não se impressionar com a ousadia e qualidade apresentada nessas 7 faixas, tudo soando natural e complexo, além de ser cativante e muito criativo. A produção sonora da bolacha também merece seu destaque, com uma masterização precisa e cristalina, que ficou a cargo de Ryan Smith.

Por se tratar de uma banda de Prog, claro que aqui e acola notamos uma leve influência de DT e Symphony X, mas nada que tire o mérito do quarteto formado por Denis Oliveira (vocal), Thiago Campos (guitarra), Caco Gonçalves (bateria) e Felipe Campos (baixo).

Os teclados do álbum foram gravados por César Zolhof (que deixou a banda após a gravação do disco), e como tudo aqui soa homogêneo e de uma beleza ímpar, a faixa de abertura "Crowded Sky" mostra um poder absurdo, seja nas quebras de tempo, ou por suas melodias cativantes e seu refrão grudento, e vale destacar a voz de Denis, um timbre forte e imponente, além de encaixar perfeitamente com a sonoridade da banda.

"The Second Calling" vem com seus mais de 12 minutos de muita variação, melodia e teclados muito bem encaixados, além das guitarras de Thiago que brilham a todo instante, seja pelos solos ou por seu riffs poderosos.

"Dawn of the Machine" que fecha o disco é um épico, passando dos 15 minutos, mas em nenhum momento soando cansativa, mas sim cheia de partes mirabolantes, além de belos climas, com partes que grudam na cabeça de imediato.

A parte gráfica do trabalho é outro ponto de destaque, um encarte luxuoso além de um belo trabalho gráfico, sendo impossível não passar horas analisando a obra. 

Um dos melhores discos de 2012, além de ser um dos melhores discos de Prog Metal já lançados no Brasil. Gravem este nome, com certeza o Bad Salad nos dará muitas alegrias. Altamente recomendado!


Conheça mais a banda


Assessoria: Ms Metal Press


Formação
Denis Oliveira (vocal)
Thiago Campos (guitarra)
Caco Gonçalves (bateria)
Felipe Campos (baixo)


Tracklist
1 - Crowded Sky 
2 - Nemesis
3 - Mourning
4 - The Second Calling
5 - Damned 
6 - Sights from Within 
7 - Dawn of the Machine 

Comentários

Postar um comentário