Cobertura de Show - Hypocrisy: Apesar dos contratempos a empolgação foi latente!

Cobertura por: Renato Sanson
Fotos: Renato Sanson


Então chegava a hora de Porto Alegre/RS receber pela primeira vez a lenda do Death Metal sueco, os gigantes do Hypocrisy, que traziam a “End of Disclosure South American tour 2014”.

O show em Porto Alegre só ocorreu devido o cancelamento da data em Belo Horizonte, deixando o dia 23/04 em aberto. Então podemos dizer que a Urânio Produtora assumiu está tarefa árdua, pois o cancelamento em BH foi em cima da hora, fazendo a Urânio correr contra o tempo para realizar o evento.

O local escolhido para o show foi o Bull Pub, casa localizada na zona norte de Porto Alegre dentro do Shopping Total.


 Ao chegar ao Bull Pub já era visto uma boa movimentação, sendo que a casa já estava aberta, tendo um bom numero de presentes. O que se notou dentro da casa, foi que realmente não se tinha uma estrutura adequada para o porte do evento em si, sendo um local apertado, mas com mezanino, mas que dificultou em muito a locomoção das pessoas com deficiência, pois tínhamos escadas e degraus para todos os lados.

Com um pouco de atraso (nada exagerado), eis que a introdução do show toma os PA’s e lentamente a banda vai adentrando o palco (sendo que em termos passaram pelo público, pois o camarim era no andar de baixo da casa) para delírio dos fãs e “End of Disclosure” entra em cena, porém era notável que o som não estava bem regulado, soando abafado e distorcido.

Mas isso não tirou a empolgação dos presentes, que cantavam junto com os suecos, porém o descontentamento do Hypocrisy era visível, ao final da música Peter reclamou bastante do som, dizendo que aquilo era o melhor que eles podiam fazer.


 Seguindo o baile “Valley of The Damned” e “Fractured Millenium” transformaram a casa em um verdadeiro caldeirão, destaco a presença de palco de Peter e a precisão de como toca sua guitarra, despejando riffs e melodias animalescas e interagindo bastante com a galera.

A essa altura a qualidade sonora já tinha sido esquecida pelos fãs (que continuou péssima até o final), e o clássico “Killing Art” entra em cena, com seus riffs marcantes e agressividade estonteante, com todos agitando e cantando com a banda.

Um dos pontos negativos que de certa forma decepcionaram muitos, foi a falta de vontade de tocar de Horgh, pois quem conhece seu estilo e já viu os DVD’s ao vivo tanto do Hypocrisy e do Immortal, sabe que ele é muito mais empolgante do que vimos, mostrando pouca importância, como se estivesse apenas cumprindo tabela.


Com Peter ainda reclamando do som, tivemos “Buried” com clima mais depressivo e climático e a poderosa “Fire in the Sky”, deixando os bangers ensandecidos.

Diferente dos shows de São Paulo e Rio de Janeiro tivemos um set reduzido, com apenas doze músicas, o que de certa forma gerou descontentamento de alguns fãs, pois muitos clássicos ficaram de fora.

Se aproximando do final tivemos “Elastic Inverted Vision”, “The Final Chapter”, “Roswell 47” e “Eraser”, encerrando a apresentação com chave de Metal, mas deixando com gostinho de quero mais, pois todos esperavam que fossem um “final fake” e que retornariam ao palco, porém isso não ocorreu.


Mesmo com os problemas técnicos, foi um grande show e o público não decepcionou, pois se mantiveram empolgados do começo ao fim.

Fica aqui meu agradecimento a Urânio Produtora, pois trouxeram mais uma novidade a capital gaúcha, mesmo com alguns pesares e reclamações é de se ressaltar a coragem dos envolvidos, pois pegaram uma verdadeira bomba relógio, no qual teriam pouco tempo para desarmá-la.

Em questão da banda em si, ficou nítido o descontentamento com o local e o som, sendo que não quiseram atender o público, o que em minha opinião soou como desrespeito com os presentes que aguardavam a banda ansiosamente.



 Setlist:
01 End of Disclosure
02 Valley Of The Damned
03 Fractured Millennium
04 Killing Art
05 The Eye
06 Buried
07 Fire in the Sky
08 Elastic Inverted Visions
09 44 Double Zero
10 The Final Chapter
11Roswell 47
12 Eraser

Comentários