Resenha - Banda: Torture Squad - Álbum: Esquadrão de Tortura (2013)

Resenha por: Renato Sanson


O que poderíamos esperar do Torture Squad depois da saída de Vitor Rodrigues? Muito se falou, pensou e gerou até certo desespero entre os fãs, mas não demorou muito para a resposta, e veio em forma do petardo “Esquadrão de Tortura”, seu 7° lançamento e o primeiro conceitual.

Como o titulo informa, o disco aborda a ditadura no Brasil, com cada faixa sendo um praticamente um relato nesses anos sofríveis em nosso país. Musicalmente temos uma banda revigorada que deixa as nuances Death Metal menos evidentes e explora com mais força o Thrash Metal, soando agressivo, potente e empolgante.

E os vocais de André Evaristo caíram como uma luva nessa nova fase da banda, com linhas mais rasgadas (lembrando bastante o Thrash alemão) André se sai muito bem, além de ser um excelente musico, trazendo maior diversificação nos riffs e nos solos.

Já a dupla Amilcar e Castor dispensam qualquer comentário, fazendo um trabalho soberbo, mostrando que o TS tem uma das melhores cozinhas do Brasil.

A produção da bolacha ficou novamente a cargo de Adriano Daga e Brendan Duffey que fizeram um ótimo trabalho. Soando cheia de vida e pesada, com instrumentos bem nivelados e claros.

Musicalmente é um prato cheio para o headbanging, basta ouvir “No Escape from Hell”, “Pull the Trigger”, “Patria Livre” ou “Never Surrender” e se surpreender com a enxurrada de riffs e violência sonora de muito bom gosto.

Vale mencionar que o disco conta com algumas participações especiais e são elas: João Gordo (RDP), Fernanda Lira (Nervosa), Rafael Augusto Lopes (Fanttasma, ex-TS), Sphaera Rock Orquestra (quarteto de cordas, com regência e arranjos de Alexey Kurkdjian), Paulinho Sorriso e Dino Verdade. Que só engrandeceram o álbum, sem contar que “Esquadrão de Tortura” teve sua parte gráfica feita pelo gênio João Duarte.


Um lançamento atemporal que irá ficar no seu play por muito tempo! Ouça, adquira e perca o pescoço!

Comentários