Resenha - Banda: Hammerfall - Álbum: (r)Evolution (2014)

Resenha por: Renato Sanson


Pode se dizer que desde 2002 o Hammerfall não lançava um disco com sua cara, bons álbuns vieram, mas muito de sua força se perdeu, colocando até mesmo em jogo sua continuidade, pois a cada lançamento o som soava cada vez mais moderno e longe de suas melodias e clichês do estilo.

Pois bem, eis que em 2014 nasce “(r)Evolution”, que de cara volta a ser o bom e velho Hammerfall, melodias grudentas, corais, refrões clichês e muita maestria e musicalidade.

A produção ficou a cargo de Fredrik Nordström, e como é bom ver esse nome novamente a frente das produções da banda, pois quem não lembra Fredrik foi o produtor dos clássicos "Glory to the Brave" e "Legacy of Kings", sendo assim temos aquele toque clássico e robusto na sonoridade, resgatando todo feeling deixado para traz nesses últimos anos.


A produção gráfica também marca o retorno do mestre Andreas Marschall, que fez as capas dos três primeiros discos do Hammerfall, e agora fazendo deste novo trabalho uma bela referencia a “Glory to the Brave”, sem contar a sensação nostálgica que traz ao olhar para mesma.

Musicalmente é Hammerfall no seu melhor estilo, pois voltaram a prezar pela simplicidade e com arranjos menos complexos, sendo de fácil assimilação e logo grudando na cabeça, como é o caso da trinca inicial “Hector's Hymn”, “(r)Evolution” e “Bushido”, impossível ouvi-las e já não sair cantarolando suas melodias.

Vale ressaltar a excelente forma de Joacim Cans, cantando como nunca, assim como a banda que esbanja competência.

Ainda há tempo de destacar “Ex Inferis” (cadenciada porem pesada), “Origins” (que lembra os trabalhos mais atuais, mas com muito peso e dinâmica) e “Evil Incarnate” (Metal sem frescuras e empolgante).

Simplesmente uma volta ao passado em grande estilo, que de fato coloca o Hammerfall em seu trilho e os eleva novamente aos grandes do Power Metal.

Comentários