Resenha - Músico: LUÍS KALIL - Álbum: INSIGHT (2015)

Resenha por: Sergiomar Menezes
Revisão/edição: Renato Sanson


Talento e bom gosto. Assim podemos definir o trabalho realizado por Luís Kalil em seu álbum de estréia. Apesar da pouca idade (15 anos), o músico apresenta uma grande maturidade, algo que muitos colegas seus de profissão, ainda procuram. Produzido por Renato Osório (Hibria), o cd traz uma vasta gama de influências inseridas e que dão prova da capacidade técnica do jovem guitarrista.

Tendo gravado também o baixo no trabalho (exceção feita á faixa The Chase, que foi gravada por Renato Osório), Kalil contou com as baquetas de Lourenço Gil, que se mostra um excelente baterista, pois alia uma pegada precisa com sua técnica apurada. O trabalho, que apresenta duas faixas com vocais, teve sua arte desenvolvida por Tiago Masseti, da banda gaúcha DayDream XI.


O álbum abre com a excelente faixa Insight, que dá título ao trabalho. Kalil abre seu leque de influências e esbanja categoria, onde o batera Lourenço Gil também merece destaque. Com belos solos e riffs, uma passagem que nos remete à música brasileira, sem perder a veia prog metal presente no trabalho. The Journey Has Begun vem na seqüência e contou com o solo de Leo Nunes. Uma faixa mais melódica e com uma linha bem interessante. Flying in the Illusion traz influência de música clássica, alternando solos com uma pegada mais heavy, a faixa demonstra bem o talento do guitarrista. Grey Sky, serve de introdução para uma das faixas com vocais presentes no álbum. Mr. Fire conta com Edu Falaschi (Almah) e Iuri Sanson (Hibria), alternando as vozes. Mais pesada e com uma veia bem heavy metal, mas que lembra um pouco o trabalho do Hibria, principalmente no refrão, a música mostra bem a diferença entre os dois vocalistas. Iuri, um pouco mais contido do que em sua banda e Falaschi sendo Falaschi. The Chase, mais pesada e com passagens que nos trazem ritmos brasileiros, mostra mais uma vez um grande trabalho do guitarrista. Keeper Alive traz novamente os vocais de Iuri Sanson. E aqui, percebe-se novamente que o vocal de Iuri está diferente do Hibria, pois parece mais baixo. Com um belo refrão, que me trouxe á mente o Helloween, das duas faixas com vocal, essa merece maior destaque. Back Home, dedicada ao grande Jason Becker (uma das grandes influências de Kalil), encerra o trabalho de forma grandiosa, onde o músico entrega ao ouvinte todo feeling. Apesar de curta, uma bela homenagem do jovem músico a um dos maiores guitarristas do nosso tempo.

Cds de guitarristas, muitas vezes, tendem a ser um trabalho onde os músicos procuram mostrar sua técnica e esquecem do mais importante: o sentimento. E na maioria das vezes, acabam por ser esquecidos. E aqui, felizmente, isso não ocorre. Apesar da guitarra ser o destaque, o feeling fala mais alto e isso faz muita diferença. Se neste trabalho de estréia, o resultado foi excelente, fico pensando o que pode vir no futuro. Pois como dito lá no início, talento e bom gosto, o jovem guitarrista tem de sobra.


Links de acesso:




Tracklist:
01 Insight
02 The Journey Has Begun
03 Flying in the Illusion
04 Grey Sky
05 Mr. Fire (feat Iuri Sanson/Edu Falaschi)
06 The Chase
07 Keeper Alive (feat Iuri Sanson)
08 Back Home


Formação:
Luís Kalil (Guitarra/Baixo)
Leo Nunes (Guitarra solo em “The Journey Has Begun”)
Lourenço Gil (Bateria)
Renato Osório (Baixo em “The Chase”)
Iuri Sanson (Vocais em “Mr. Fire” e “Keeper Alive”)

Edu Falaschi (Vocais em “Mr. Fire”)

Comentários