Resenha - Banda: Arkona - Álbum: Yav (2014 - Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson


Confesso que não sou um grande fã de Folk Metal, realmente pouquíssimas bandas me agradam, e o Arkona era uma das bandas que nunca tive interesse em ouvir com atenção, até receber seu mais recente disco “Yav” via Shinigami Records, e pude ouvir algo diferente e que de fato vai na contramão do estilo nos últimos anos.

O Folk Metal com influencias pagãs e certos momentos mais puxados para o Black Metal são uma das características do Arkona, porém “Yav” soa mais trabalhado e até mesmo progressivo, como é possível notar na faixa de abertura “Zarozhdenie” e seus nove minutos de duração, que transitam por diversos climas e momentos, ambos puxados para o lado mais extremo.

A produção tem um ar rustico, mesmo que refinado não soa extremamente limpa, mas sim um pouco mais primitiva, fazendo a audição soar mais intensa, e de fato surpreendendo quem esperava algo mais “alegre” nas composições. A arte gráfica também é muito legal, trazendo um ar mais melancólico com belos traços e cores.

Os arranjos apresentados são bem interessantes, assim como as variações que fogem do convencional, o que pode desagradar alguns fãs e fazer outros que não gostavam do estilo se aproximar.

Outro destaque que posso citar é a épica “Jav”, que ao longo de seus treze minutos mostra muita beleza e alternâncias, trazendo um clima especial e até mesmo mais obscuro.

De fato, “Yav” não é um disco de fácil assimilação, e pode gerar muita estranheza nos fãs da banda, mas se você ouvir atentamente verá que o Arkona não mudou, apenas evoluiu.

Links de acesso:


Tracklist:
01 Zarozhdenie
02 Na Strazhe Novyh Let
03 Serbia
04 Zov Pustyh Dereven‘
05 Gorod Snov
06 Ved‘ma
07 Chado Indigo
08 Jav‘
09 V Ob’jat’jah Kramoly

Formação:
Masha "Scream" Archipova (Vocal/Teclado/Percussão/Berimbau de Boca)
Sergey "Lasar" (Guitarra/Guitarra Acústica/Balalaica/Berimbau de Boca)
Ruslan "Kniaz" (Baixo)
Vladimir Cherepovsky (Gaitas de Foles/Lira/Flauta/Ocarina)
Vladimir "Artist" Sokolov (Bateria)

Comentários