Resenha - Banda: Maieuttica - Álbum: Por Árduos Caminhos Até As Estrelas (2014)

Resenha por: Renan “Soto” Silva
Revisão/edição: Renato Sanson


Passando os olhos na arte da capa deste “Por Árduos Caminhos Até As Estrelas”, da banda carioca MAIEUTTICA, pensei se tratar de uma banda de Death Metal, naquela pegada do Carcass, da fase pré “Heartwork”. Ledo engano, pois esses caras apostam todas as suas fichas em um Metalcore “de raíz”, cantado em português e que não esconde sua devoção ao estilo.

Todos os clichês do gênero estão aqui e se fazem muito presentes, mas, o que agrada neste disco, é que o MAIEUTTICA soa, ainda assim, muito autêntico. Ao se fazer valer de dois vocalistas e, principalmente, pelo uso de temas extraídos da Filosofia clássica para passar as suas mensagens, a banda acaba agradando, prioritariamente, àqueles bangers mais escolados e que têm na (boa) leitura, uma regra crucial para o seu cotidiano.

A produção do CD é impecável, e olhe que ele foi originalmente lançado em 2014, além de todos os demais aspectos que permeiam a obra. Sendo assim, espere encontrar composições consistentes e uma postura fidedigna aos principais baluartes do segmento. Partindo deste ponto, indico de imediato “Nosce Te Ipsum”, por possuir todos os elementos aqui mencionados, de forma sintética e extremamente funcional.

Com novo trabalho confirmado para 2016, agora através da MS Metal Records, o MAIEUTTICA tem tudo para desenvolver ainda mais a sua musicalidade para, quem sabe, em um futuro próximo, conseguir desbravar outros mercados, principalmente o norte americano.

Links de acesso:

FORMAÇÃO:
Allan Sampaio (vocalista)
Frank Lima (vocalista)
Rubens Junior (guitarrista)
Lucas Rodrigues (guitarrista)
Bruno Pinho (baixista)
Vitor Arante (baterista)

Tracklist:
01. Elysion
02. Maieuttica
03. Por 1 Segundo
04. Transição
05. Emilly
06. Nosce Te Ipsum
07. Nem Todos Sabem
08. Desumanidade
09. Carpe Diem
10. A Grande Caverna

Comentários