Resenha – Músico: Renan Lourenço – Álbum: Inception (2021)

Resenha por: Renato Sanson

É inegável que tivemos um 2020 sombrio e não sabíamos o que esperar para o próximo ano, já que tudo seguia estagnado e os avanços para o fim pandêmico pareciam (e parecem) só se arrastar. O que impacta diretamente a industrial musical e seus artistas.

Mas 2021 tem se mostrado generoso e nos apresentando ótimos lançamentos e o quanto estão compondo neste período sabático. Então chega aos nossos ouvidos o Debut do guitarrista paranaense Renan Lourenço e o ótimo “Inception”.

Diferente do que muitos podem pensar, “Inception” não é um álbum instrumental feito de músico para músico, mas sim para qualquer fã de guitarra e de música pesada em geral.

Pois além da técnica exuberante presente, as estruturas e melodias soam de fácil assimilação e os instrumentos de apoio soam diferenciados e muito bem colocados. Sem duelos ou exibicionismos exacerbados, mas sim, composições muito bem arranjadas e com nuances que transitam entre a música brasileira, Metal, Blues e regionalismo.

“La Inspiracion” transborda um romantismo que salta aos ouvidos, com a guitarra dividindo espaço com linhas de violino belíssimas, não necessitando de uma letra para mostrar todo o seu poder emocional. Simplesmente de arrepiar!

Assim como a fantástica “Real Life Dream” com um belo dedilhado abrindo espaço para um acordeon de tirar o fôlego, que confesso que me levou as lágrimas. Tamanha a comoção que nos passa e transitando por momentos mais agitados e técnicos, mas que sabe muito bem a hora de voltar a simplicidade e brilhar intensamente com belas melodias e passagens marcantes.

O “Perto e o “longe” são relativos, a distância separa ou aproxima. A distância torna-se uma barreira, quando temos tudo e ao mesmo tempo não temos nada.” Assim encerra-se o disco com essas palavras no encarte da faixa “Tão Perto, Tão Longe” soando acusticamente sombria, mas também cheia de esperança.

Esses são apenas três pequenos exemplos do que você pode encontrar ao apertar o play, pois Renan criou uma obra para emocionar e fazer você vibrar com sua técnica e mirabolância, mas tudo com muito feeling e conhecimento de causa.

A produção feita por Alexandre Bressan (3EM1 Studio) é do mais alto nível e não só engrandece as linhas de guitarra de Renan como todos os demais instrumentos e participações, deixando tudo muito homogêneo e natural.

Ah claro, não poderia encerrar a resenha sem mencionar as participações especiais das lendas Derek Sherinian e Edu Ardanuy, onde fazem um bom trabalho nas composições a qual participam, mas “Inception” em si é tão grandioso e as participações menos famosas fizeram tanto a diferença, que tê-los torna-se apenas um complemento.

 

Tracklist:

1 – Mother Nature-Part 1 (feat. Derek Sherinian);

2 – Dirty Channel;

3 – Faca Sem Ponta Não Fere Ninguém;

4 – La Inspiracion (feat. Wander Lourenço);

5 – Pandemia (feat. Edu Ardanuy);

6 – Influence;

7 – Real Life Dream;

8 – Inception;

9 – Tão Perto, Tão Longe

 

Links:

https://www.facebook.com/RenanLourencoGuitar/

https://www.instagram.com/renan_lourenco_guitar/

https://www.youtube.com/user/RenanLourencoguitar

 

Streaming: https://open.spotify.com/artist/6GkX4bDrAtVDNjk6hbvKz9

 

Comentários