Ibaraki – Álbum: Rashomon (2022 – Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson

Ainda que a cultura nipônica não seja tão presente em nossas filosofias e pouco temos acesso a acervos tão ricos, quando surge algo que remete a estas belas histórias e ensinamentos me chama a atenção logo de cara. Ibaraki, um terrível demônio japonês dos tempos feudais.

Esse foi o nome escolhido para o projeto de Metal Extremo do líder do Trivium Matthew Heafy. Tendo sua origem japonesa – nascido em Iwakuni, no ano de 1986 – Matt revisita suas origens novamente – já tendo feito algo parecido com o Trivium no álbum “Shogun” (08) – mas de uma maneira mais aprofundada.

“Rashomon” traz o pano de fundo do Metal Extremo e suas vertentes, mas aliado a temas melancólicos e facetas progressivas, deixando a sonoridade bem peculiar e variada. Já que, as composições em si são longas e transmitem diferentes emoções assim como estruturas complexas.

O álbum conta ainda com a participação das lendas: Ihsahn (Emperor) e Nergal (Behemoth). Além do vocalista Gerard Way do My Chemical Romance. Seus companheiros de Trivium também se fazem presentes: Alex Bent ficou a cargo da bateria do disco, com o guitarrista Corey participando em diversas faixas e o baixista Paolo marcando presença na faixa “Kagutsuchi”.

A progressividade e alternância entre vocais guturais e limpos deixam a ambientação de “Rashomon” muito atrativa e imponente, ainda mais com as orquestrações que algumas faixas apresentam ao fundo. A melancolia e beleza se entrelaçam também e trazem ainda mais grandiosidade as composições. Que se demonstram densas, violentas e catastróficas.

A produção realizada por Ihsahn tendo a mixagem de Jens Borgen deixou tudo ainda mais monumental. Com todos os detalhes aflorados e muito peso. Mas mantendo o equilíbrio com as partes mais amenas. Não sobrepondo nenhum dos pontos.

Musicalmente e liricamente inteligente, enigmático e visceral. Um projeto que vinha se desenvolvendo há anos e que ganha vida e nos impressiona por tamanha qualidade.

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