XEI & Sons In Black: Coulrophobia (2021)

Resenha por: Renato Sanson

Alexei Leão (mais conhecido como XEI – vocalista e produtor) é mais que um artista talentoso, mas de uma criatividade ímpar. Seja em sua época com o Stormental ou com o projeto Marmor, XEI sempre agregou demais aos trabalhos que participou e em “Coulrophobia” de seu novo projeto XEI & Sons In Black não seria diferente.

Começando pelo título “Coulrophobia” (que significa fobia de palhaços), mas aqui não seria os de circos ou o IT, mas sim os governantes do nosso país que nos fazem passar vergonha dia após dia e continuam fazendo suas lambanças e nos deixando na mão a todo o instante.

Fica muito claro o posicionamento e o descontentamento do XEI & Sons In Black em cada faixa, pois se trata de um trabalho conceitual trazendo sua opinião sobre os tempos sombrios de Bolsonaro no poder.

A ideia aqui não é tomar lado ou partido de algo, mas como artista Alexei tem total liberdade de se expressar e transformar isso em música e nos presentear com um belo disco. Falando de “Coulrophobia” em si, rotulá-lo não é a melhor dica que lhe dou, já que a ideia transita entre o Heavy Metal, mas com ótimos toques de Rock Progressivo e passagens mais alternativas. Lembrando em alguns momentos os britânicos do Marillion.

XEI divide neste trabalho os vocais com Rodrigo Daco (que também cuida dos violões) e é acompanhado por um time extremamente competente e tendo os mais variados instrumentos, desde toques eletrônicos à saxofone. Mostrando todo o brilhantismo desta mente inquieta e produtiva.

A produção de “Coulrophobia” é fantástica e não deve nada a nenhum lançamento gringo. De primeira, com todos os elementos nos devidos lugares e pulsantes.

Um debut complexo, instigante e porque não seletivo. Musicalmente pode abranger mais, mas liricamente pode não casar com a sua visão política. Deixando isso de lado, temos um álbum desafiador e porque não inovador.

Mais uma vez, Alexei Leão mostra o porquê de ser um dos músicos mais geniais em nosso país.

Comentários

Postar um comentário