Entrevista - Digão (Raimundos): Vivemos uma ditadura que nem velada está mais, um jogo injusto

 Por: Renato Sanson


Não poderia começar diferente, fazem já 10 anos do último lançamento do Raimundos – o excelente “Cantigas de Roda” – muita coisa aconteceu nesse meio tempo. E muitos shows também, pois, sempre se mantiveram ativos. Existe a possibilidade de um novo álbum?

Você me fez essa pergunta na hora exata! Entramos em estúdio para gravar nosso novo álbum dia 03/05! Serão entre 12 e 14 músicas que já estão prontas e bem mastigadas! Temos material pra + 2 já engatado! Nunca estive tão produtivo e seguro de ter feito algo bom o suficiente pra ser um dos melhores de toda a carreira do Raimundos!

Infelizmente tivemos a perda prematura do grande Canisso. Como está sendo esse momento para você? 

Muito difícil perder a pessoa com quem mais convivi na vida, mesmo com altos e baixos no nosso relacionamento, sempre tive um grande respeito e admiração pelo Canisso!

O Debut autointitulado completou seus 30 anos de história. Um álbum atemporal e muito marcante na vida de muitos rockeiros. Voltando no passado, você imaginaria que “Raimundos” chegaria tão bem passando algumas décadas?

Jamais nos demos conta da importância desse disco, mas como tudo que a gente fez e faz, é tentando sempre por toda nossa verdade sem firula! Acredito que isso é o grande trunfo desse disco!

Recentemente li uma entrevista sua para o GZH onde você fala: “O que cura uma banda é o palco”. Se referindo a continuar em frente mesmo com sofrimento de perdas. O Raimundos além de ser ótimo em estúdio e ainda melhor ao vivo. Essa fissura por tocar, tocar e tocar certamente aprimorou ainda mais a banda. Como é organizar tudo isso, tendo família e outros afazeres pessoais?

Tudo se torna mais fácil quando se tem uma família que você admira, que te ama e apoia. Minha filha Mariana (2 anos) sempre que vou viajar, me leva na porta e faz coração dizendo que me ama e eu saio em prantos dentro do UBER... Dói, mas é por elas! A Viviane me ajuda demais, ela é uma mãe e uma esposa que sempre sonhei em ter na vida, me manda vídeos o tempo todo do dia-a-dia da Mariana, fazemos chamada de vídeo, me ajuda a estar presente dentro dessa privação o máximo possível! Nossa qualidade juntos compensa todo o tempo afastado! Até me emociono de falar delas...

As letras do Raimundos em si, trazem aquele toque debochado e humorado misturando diversos assuntos. Mas sabemos que atualmente temos a onda do “cancelamento” de qualquer coisa ou expressão que os “entendidos” vejam como errado. Isso de alguma forma afetou vocês?

O Raimundos só tocou no rádio de verdade com "Mulher de Fases"! Sempre fomos censurados por causa dos palavrões e tal, mas quer saber!? Nunca me senti injustiçado, acredito que a zoeira tem hora e lugar e está tudo bem. Agora o cancelamento ideológico de agora acho bem hipócrita, soa até como insegurança da parte de quem cancela, porque fazer melhor ninguém quer, preferem se fechar numa panela pouco apetitosa.

Sabemos o quanto isso é incomodativo. Qual a tua opinião sobre essa “caça às bruxas” em que vivemos? Porque de fato, se torna difícil se expressar, sabemos que tem coisas que passam dos limites e infringem leis e ofendem. Mas hoje em dia, qualquer opinião é palco para discussão e crucificação. 

Sou a favor da Liberdade de Expressão e não agressão. A parcialidade é gritante, vivemos uma ditadura que nem velada está mais, um jogo injusto e sujo a favor de quem não merece. É aquilo que disse na pergunta anterior, fazer melhor ninguém quer, preferem "desconstruir" a fazer um movimento realmente relevante.

São mais de 30 anos de Raimundos. Uma verdadeira instituição do Rock. Lembro na época a saída de Rodolfo e a incerteza que rondava. Porém, com muita resiliência você seguiu em frente e assumiu a bronca dos vocais. Como foi essa transição para a nova fase?

Usei as pedras que me tacaram pra fazer minha escada, até hoje ainda há comentários tendenciosos tentando me jogar pra baixo, mas sou gato escaldado com 9 vidas! Vivo de fatos e não de narrativas, o Raimundos, dentro do tamanho que é o Rock hoje, é uma banda grande, relevante e que tem muito a oferecer! O resto é intriga da oposição! (literalmente 🤣)

Se você pudesse elencar a um desconhecido quais álbuns do Raimundos você indicaria?

1° Raimundos, 2° Lavô Tá Novo, 3° Lapadas do Povo, 4° Só No Forévis e o novo que vai sair...


Em 2014 tivemos o privilégio de ser o 1° veículo de imprensa a resenhar o excelente "Cantigas de Roda". Matéria essa, que foi recorde de audiência e muito elogiada pelo próprio Digão!

Confira a resenha no link a seguir: https://heavyandhellsc.blogspot.com/2014/02/resenha-banda-raimundos-album-cantigas.html



Comentários

Postar um comentário