Entrevista: Tropa de Shock - A Vingança da Mãe Natureza Contra a Inconsequente Humanidade

 

- Olá Don. Obrigado pelo seu tempo em meio a correia das atividades com a TROPA DE SHOCK. Logo de cara, tomei um susto com o lançamento do álbum “Four Seasons of Darkness”, em total imersão ao Heavy Metal Tradicional com adições de vanguarda. O que deu na cabeça de vocês para gravarem algo com esse direcionamento mais moderno?

TS - Bom antes de tudo agradecemos o espaço cedido a nós, foi um desafio que resolvemos tentar, algo meio diferente dos álbuns anteriores, ficamos felizes das pessoas perceberem essa mudança.

- Como funciona o processo de composição da banda? Acredito que seja algo mais orgânico e intimista, com todos os músicos fazendo jams em estúdio, estou certo?

TS - Nesse novo álbum a banda estava em estudio testando e procurando uma sonoridade mais moderna, que nos desafiasse e é claro bem orgânico, acrescentando ao nosso estilo elemementos do metal mais moderno tipo, trash, nu, death. O rascunho rascunho do conceito já estava escrito, e ai fomos juntando estes elementos nas harmonias, hora velozes, hora densas, hora melancólicas, quando as bases ficaram prontas e ao nosso gosto, foi a hora das melodias, fui cantando e sentindo cada uma delas para criar os vocais, tendo em mente as poesias(que eram bem diferentes do que costumo escrever), foi um caminho longo mais muito satisfatório para todos da banda.

- Todas as faixas trazem homogeneidade em termos de qualidade e maturidade musical. Como os fãs da banda têm reagido ao disco?

TS - Muito obrigado antes de tudo, bom como você, nossos fãs estão gostando muito das novas diretrizes do nosso som, talvez até porque agora conseguimos conquistar uma nova faixa etária de fãs, que buscam essa mistura do tradicional com o moderno, creio que está dando certo, pois o trabalho foi lançado dia 4 de Julho, então tem muito chão ainda para sentir a reação da moçada. Até agora tudo esta muito positivo. 

- A banda pretende lançar algo no formato físico no futuro, já que fazem parte de uma grande gravadora na atualidade? Queria muito poder ouvir um álbum novo de vocês nestes moldes novamente...

TS - Sim e a idéia é lançar pela nossa gravadora MS metal Records o álbum físico junto com um HQ contando a estória do conceito do álbum, temos mais composições nesse novo estilo e com certeza algo novo virá.

- “Four Seasons of Darkness” é um álbum que me identifiquei bastante! Você pode nos contar como foi o seu processo de composição?

TS - Como eu disse acima, foi algo bem orgânico e ao mesmo tempo bem pensado, para que conseguissemos alcançar os resultados que estávamos esperando, o conceito principal estava decidido: Quatro Estações da Escuridão Capítulo 1: O Despertar "No ano 3099, a humanidade se viu à beira da extinção. Séculos de exploração e desrespeito ao planeta levaram Gaia, a própria Terra, ao seu ponto de ruptura. Ela não podia mais suportar a dor infligida a ela por seus próprios filhos. Quando o sol nasceu em um mundo marcado pela poluição e decadência, Gaia tomou sua decisão. Ela não sofreria mais em silêncio. Com um suspiro triste, ela liberou sua ira sobre a terra, transformando as estações em arautos da destruição." A partir dai fomos criando os riffs (Kelson Lee foi preciso na sua guitarra),melodias etc, quando terminamos os esboços, ai foi a parte de refinar tudo, deu trabalho, mias achamos que valeu a pena.

- Como está a banda no âmbito dos shows? A agenda de vocês costuma ser cheia? A aceitação está sendo positiva por parte da imprensa e fãs com relação ao trabalho ao vivo?

TS - Bom o álbum é recente, então estamos marcando shows ainda, a imprensa tem tido ótimas reações ao "Four seasons of darkness" até por conta dessa guinada sonora kkk, e quem ganha são nossos fãs que estão indo a loucura nos shows que estamos fazendo, pois somos bem agressivos ao vivo e as canções são bem agressivas e marcantes, e agora mais com o novo som.

- “Four Seasons of Darkness” tem uma arte de capa muito legal. Quem a produziu e o que vocês querem dizer com ela? 

TS - Dentro do meu conceito, eu queria criar uma arte onde fosse possível visualmente passar uma sensação de solidão e terror ao mesmo tempo, onde Lázarus, com todas as informações fornecidas pelos humanos,se desloca nas profundezas da mente de Gaia, para tentar a rendenção para humanidade,os crânios representam os humanos culpados de destruir o planeta, e os pedaços de máquinas a nossa tecnologia usada "erroneamente", num ambiente hostil, sombrio e apocalìptico,criando algo como o Inferno de Dante moderno mental.

- Quando a banda está em estúdio, vocês costumam trabalhar com um produtor externo ou preferem se auto produzir?

TS - Geralmente nós nos auto produzimos, até porque, na hora que aparecem as idéias, já gravamos pra não perder (lembrando que já existe um conceito do álbum), então fica mais fácil assim, no futuro pode ser que tenhamos um produtor,quem sabe, e ver como seria uma outra visão.

- Quais os planos para o ano de 2025 com a TROPA DE SHOCK? Sinceramente torço para mais shows e um novo álbum completo...

TS - Poder fazer muitos shows por aqui e no exterior para divulgarmos essa nova fase pela qual estmos passando, e claro preparar um novo álbum que mexa com todos novamente.

- Novamente parabéns pelo trabalho ao lado do TROPA DE SHOCK... Agora é o momento das considerações finais de vocês... 

TS - Agradecemos muito à vocês do Heavy and Hell pelo espaço cedido e pelo carinho, aos nossos velhos e novos fãs ao redor do mundo,ahh também não esqueçam de vir conhecer nossos outros trabalhos em nossas redes sociais e principalmente nosso novo álbum "Four seasons of darkness".

E aliás tomem muito cuidado com o que vocês estão fazen do com Gaia, pois ela pode revidar... Up the Tropas...


Comentários