Podcast fala sobre a falta de acessibilidade em casa de shows para portadores de deficiência


 Já está no ar o novo episódio do RENATOCAST, podcast comandado por Renato Junior Justin Rosa, mais conhecido no meio metálico como Renato Sanson, dos sites Road to Metal e Heavy and Hell. Com mais de dez anos dedicados à música, e agora investindo no formato podcast, Renato iniciará uma série de episódios voltados ao Heavy Metal e suas mais variadas experiências como imprensa especializada do estilo e como consumidor, destacando neste episódio “Lá vem a história: Acessibilidade em casa de shows” os problemas relacionados à falta de acessibilidade em casa de shows para pessoas portadoras de deficiência.

Ouça o podcast no Spotify:


 

Renato, que é cadeirante, tem realizado dezenas de coberturas de shows durante todos estes anos, de shows undeground ao mainstream, de casas de shows pequenas à estádios, e na maioria das vezes em que foi exercer seu trabalho como imprensa, ou até mesmo como público pagante, ficou refém da falta de estrutura e planejamento das produtoras. Vale lembrar que há uma lei destinada às pessoas portadoras de deficiência, a lei nº 10.098, vigente deste 2000, que em seu 12º artigo, declara: “Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação”.

No episódio, Renato relembrou o espanto do baterista Aquiles Priester (Angra, Hangar, Edu Falaschi) ao vê-lo no público e declarou “tu é o primeiro cadeirante que vejo num show de Metal!”. Renato também citou sua experiência no show do Kiss em Porto Alegre em 2012, realizado no Ginásio Gigantinho, quando enfrentou problemas para poder realizar a cobertura do evento, devido justamente à falta de um local adequado para pessoas portadoras de deficiência. O podcaster comenta: “Apesar de termos a lei 10.098, falo sem medo de errar que 90% dos locais a nível BRASIL não atendem os requisitos. Falando então em casas de shows, menos ainda. É muito importante que possamos colocar o assunto em pauta e tenhamos a chance de debatê-lo, já que se trata de um público que poderia estar consumindo estes shows em maior número, mas a falta de acessibilidade acaba impondo muitas barreiras. Desta forma, todos saem perdendo”.


Créditos da foto: Uillian Vargas (https://www.facebook.com/UillianVargasPhotography

Contatos:

Heavy and Hell: https://heavyandhellsc.blogspot.com

Road to Metal: http://www.roadtometal.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/renato_cast_

E-mail: renatoj40@gmail.com

Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

 


Comentários