Resenha - Banda: Orthostat - Álbum: The Heat Death (2023)

 

Por Alisson A. Constantin

Nota: 08.0/10.0

Não tenho como negar que este "The Heat Death" é uma verdadeira aula de Death Metal! Eu já conhecia os caras da ORTHOSTAT, mas o processo evolutivo que este quarteto passou, é algo que beira o impressionante! Tudo neste álbum eleva o que foi feito no debut "Monolith of Time" de 2019, e o nome para esta tal evolução se resume a David Lago, guitarrista, vocalista e principal compositor! De fato, trabalho digno dos grandes da Flórida, sem nem pensar duas vezes.

Os mistérios do universo se configuram como o epicentro dos temas aqui apresentados, e já neste quesito vemos que a banda procurou se descolar dos clichês do gênero. Todavia, a morte é abordada, mas percorrendo por um outro e novo caminho criativo, o que acabou por deixar muito mais interessantes músicas como “Radioactivity” e "Gravity". Agora imagine este nível de maturidade das letras, com estruturas musicais que mesclam elementos de nomes como Incantation, Immolation e até um pouco do Technical Death Metal de nomes como Obscura e Fallujah?! Exato, temos aqui uma salada riquíssima e que propõe algo de novo, em um segmento que não dá muita margem pra isso!

Sem desmerecer os demais, como já mencionado no primeiro parágrafo, David Lago é o principal compositor da ORTHOSTAT. Através dos devaneios do cara, um material tão heterogêneo em termos de ideias e homogêneo em termos de qualidade nos foi apresentado! Acredito que o espaço que ele tem, para viajar bastante nos seus pensamentos, é o trunfo que a banda tem diante de um mercado fonográfico saturado, repleto de lançamentos similares e que em nada acrescentam para o crescimento da mesma! Acredito piamente que este seja o ponto central aqui nesta avaliação!

"The Heat Death"é interessante, instigante, cativante! É uma experiência que todo o fã do Metal da Morte precisa ter, pois acredito que ele possa agradar tanto aos mais radicais, quanto aos mentes abertas! Estou no segundo grupo, mas já ouvi a opinião de amigos mais chatos e todos bateram palmas a este novo trampo da ORTHOSTAT! Que a viagem interplanetária, rumo ao desconhecido seja sempre a tônica destes maníacos deathmetálicos!

Comentários