Resenha - Banda: Quantum Noctem - Álbum: Utopia (2023)

 

Por Alisson A. Constantin

Nota: 09.0/10.0

Como é bom poder apresentar novas bandas neste blog, afinal de contas ele foi criado pra isso. Mas quando além de apresentar, a banda ainda é excelente, torna o nosso trabalho muito mais fácil e prazeroso! Cara, como eu amei este "Utopia", da banda QUANTUM NOCTEM, de Brasília! Material muito bem feito, em todos os aspectos!

A produção ficou a cargo da própria banda, já a arte de capa foi feita por João Duarte, que entrou bastante no clima "utópico" que a banda queria passar. Mas do que se trata a QUANTUM NOCTEM?! Fui pesquisar e vi que os caras partiram logo pro desafio de lançar um álbum! Ou seja, nada de Demos, Singles ou EPs no currículo. Mas isso é algum demérito? De forma alguma, mas eu acredito que seja um passo arriscado, porque os formatos que antecedem um full lenght servem para polimento do som, mas a banda aqui optou por pular certas etapas.

Mas é com um sorriso de orelha a orelha que digo, que a primeira missão da QUANTUM NOCTEM foi cumprida, com todo louvor do mundo. Como é bom o Prog Metal desta banda, meus seguidores e amigos fiéis! Complexo na medida certa, sem ser esnobe, sem soar exagerado, ou seja, tudo no ponto certo para não nos cansar. Eu diria até que a QUANTUM NOCTEM consegue até ser um pouco comercial, coisa bem difícil de se conseguir, quando alguém escolhe seguir por este estilo. Afinal de contas, por muitos anos foi disseminado que o Prog Metal é feito de músicos para músicos. Eu concordo com isso? Obviamente que não, mas que diziam as más línguas, ahhh isso diziam sim!

“Lack of Justice (Eletric Charge)” e “Time Machine” são as melhores de um álbum que beira a perfeição. Citei essas duas por obrigação de ofício,  mas eu realmente recomendo que você escute o disco inteiro! Vá por mim, que você não irá se arrepender, e nem perder o seu precioso tempo! Excelente!

Comentários