Resenha - Banda: Torture Squad - EP: Return Of Evil (2016 - Shinigami Records)

Resenha por: Renato Sanson


Se o refinamento musical vinha fazendo parte da carreira do Torture Squad desde Hellbound (2008), em seu novo lançamento “Return Of Evil” temos uma “volta as origens”, expressando o lado mais extremo e menos melodioso, trazendo o Death Metal mais latente com as nuances do Thrash como um toque a mais.

Os novos membros Mayara Puertas (vocal – ex-Necromesis) e Renê Simionato (guitarras) resgata o que o TS criou em seu passado, pois a ideia aqui não era inovar, mas sim resgatar e trazer à tona aquela sonoridade agressiva e extremada.

São apenas 4 músicas, mas que mostram o TS com um gás a mais e revitalizado, os riffs compactos e cheios de feeling retornam, assim como as linhas vocais alternadas entre o scream e gutural, que Mayara faz muito bem, além é claro da cozinha competentíssima de Amilcar e Castor, que criam linhas únicas e bem estruturadas.

A produção do EP ficou a cargo da própria banda e de Wagner Mineirinho que também masterizou a bolacha. O que temos é uma sonoridade mais viva e não plastificada, soando agressiva e com ótimos timbres. Em termos gráficos temos a simplicidade, mas representando a sonoridade atual do grupo. A capa ficou a cargo de Eugênio Colonnese, e a arte e layout do encarte por João Duarte, tudo embalado em um lindíssimo Digipack.

“Return Of Evil” abre os trabalhos mostrando um som maciço e forte, sendo longa e bem trabalhada, com destaque as partes mais extremas; “Swallow Your Reality” relembra os tempos de “The Unholy Spell” (01), com destaque aos vocais de Mayara e o ótimo trabalho de preenchimento de Amilcar e Castor; “Dreadful Lies” traz uma chuva de riffs, onde o talento de Simionato fica ainda mais evidente, além das ótimas variações que a composição apresenta; fechando o EP temos a instrumental “Iron Squad” que traz bastante diversificação, com passagens agressivas, outras mais suaves, momentos mais obscuros, com destaque as linhas de guitarra criada por Simionato.

O Torture Squad sempre esteve estabelecido entre os grandes nomes do Metal nacional, e com essa mudança de formação que resgata aquela “velha” sonoridade, só tem a ganhar, pois como o velho ditado diz: “em time que está ganhando não se mexe”.

Ainda há tempo de mencionar os bônus que acompanham o trabalho, o clipe de “Return Of Evil” e um pequeno documentário durante as gravações de “Return Of Evil”.


Links de acesso:


Tracklist:
1. Return of Evil
2. Swallow Your Reality
3. Dreadful Lies
4. Iron Squad

Bonus:

05. Return of Evil (videoclipe)
06. Behind the Evil (documentário)

Formação:
Mayara "Undead" Puertas - Vocais
Renê Simionato - Guitarras, violões
Castor - Baixo, backing vocals
Amílcar Christófaro - Bateria


Comentários