Resenha - Banda: Mess Excess - Álbum: From Another World Pt1 (2017)

Resenha por: Renato Sanson
Rate/note: 9,0/10


Por mais que muitos achem exagerado ou até mesmo estagnado, o Prog Rock/Metal sempre consegue trazer algo diferenciado, muitas bandas se destacam por não soarem em uma única linha, onde alguns exageros são vistos, mas com peculiaridades interessantes, que fazem você amar ou odiar o estilo.

Eu sou do time dos que amam o Prog Metal, e sempre acabo sentindo aquele prazer ao ouvir bandas novas que surgem e que não seguem aquele patamar Dream Theater ou Symphony X.

Esse é o caso da banda italiana Mess Excess, que apresenta um ótimo som progressivo com flertes de bandas como Rush e Yes, junto a uma técnica apurada, mas não exagerada, sem duelos ou coisas do tipo, tendo muito feeling e a veia Metal pulsante.

O seu novo álbum “From Another World Pt1” é composto por seis faixas que apresenta composições longas (mas nada que ultrapasse os oito minutos e tendo como exceção a faixa instrumental “Brainstorm” que não passa dos três minutos), mas bem estruturadas, não soando cansativas e tendo ótimas passagens melodiosas assim como os duetos vocais masculinos e femininos que deixam o som hora mais leve e hora mais agressivo (que também contam com backing vocals femininos a lá Evergrey), que fazem ótimos contrapontos com os climas de teclado e as guitarras intrincadas, que dão o espaço certo para o baixo e bateria brilharem.

É claro que as quebras de tempo e certo virtuosismo mirabolante se fazem presentes, mas nada assoberbado, tendo um equilíbrio saudável entre essas mudanças de ritmo e melodias mais complexas.

Se você aprecia o estilo ouça sem medo e aproveite mais essa viagem progressiva que o underground mundial nos presenteia.

Links:

Tracklist:
01 Amazing Dystopia
02 Brainstorm
03 In Loving Memory
04 Mesmerize You
05 Deranged
06 Glimpse of Hope

Formação:
Martina Lotti - Lead Vocals
Alessandro Santi - Guitars & Backing Vocals
Andrea Giarracco - Bass & Backing Vocals
Fulvio Carraro - Keyboards & Piano
Roberto Prato - Drums
Helene Costa: Backing Vocals

Comentários