Entrevista - Guerreiros Headbangers: "Existem grandes bandas neste momento fazendo música tão boa ou melhor do que as bandas de fora"

Por: Renato Sanson


O ponto de partida foi em “Metal Ideologia de Vida” lançado em 2015. Trazendo o life style de nós headbangers. Como foi essa repercussão?

O primeiro registro de uma banda sempre é importante para mostrar o que ela representa e para se posicionar em um ambiente tão amplo quanto o Heavy Metal. A repercussão foi muito boa, considerando que hoje está esgotado. Além disso, ele possui um grande valor musical, já que muitas dessas músicas continuam em nosso repertório, mesmo que em versões um pouco mais elaboradas.

Musicalmente temos o bom e velho Metal old school com pitadas extremas. A musicalidade é de muito bom gosto. O que deixou o novo single “Noite Através da Noite” em um patamar sonoro bem interessante. Fale-nos sobre o processo de criação do mesmo.

“Noite através da Noite” é uma nova versão de uma de nossas músicas antigas. Gostávamos da letra, mas entendíamos que poderíamos elevar a música a um novo patamar. Por isso, reescrevemos todo o instrumental. Acreditamos que esta música mostra muito do mix que você mencionou na pergunta; nela, há um pouco de tudo, desde o heavy metal tradicional até alguns riffs com uma pegada voltada para o black metal grego dos anos 90. Apesar da quantidade de mudanças de andamento, o processo de composição foi bastante simples, não exigindo mais do que dois ensaios.

Desde o princípio a ideia era cantar em português?

Sim, desde o início, a ideia era valorizar o nosso idioma. Nós somos uma banda brasileira e nos orgulhamos do nosso idioma. O português é onde conseguimos colocar ênfase em nossa mensagem. Não gostaríamos de escrever em inglês apenas por escrever, ou com inglês que soasse mal para quem ouvisse. Se um dia escrevermos algo em inglês ou em outra língua, não será apenas por escrever, terá uma razão. De uns anos para cá, tivemos um certo renascimento, onde bandas de metal voltaram a escrever em português com mais frequência, algo que nos traz muito orgulho.

Pessoalmente falando, muitos dos meus escritores favoritos escrevem em português como: Machado de Assis, Saramago, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, entre outros. Nossa lingua é um mar de oportunidades e muitas vezes não explorado no heavy metal.

Qual a previsão de lançamento do Debut?

Tínhamos uma previsão para agosto do ano passado, mas atrasamos devido à mudança de estúdio durante a gravação. Tínhamos 80% do disco gravado, mas não estávamos satisfeitos com a direção que estava tomando. Decidimos procurar outro estúdio e outro produtor, o que obviamente demandou muito trabalho. Regravamos quase todas as músicas, mas no final tem valido a pena, e o trabalho de Wagner Meirinho está sensacional. Acredito que será lançado ainda no primeiro semestre de 2024. No final do dia, fico feliz que tenha dado errado nossa primeira tentativa ( risos)

“Memento Mori” é uma declaração de puro respeito ao Heavy Metal. Uma letra instigante e marcante. Gostaria que comentassem um pouco mais a respeito deste grande som.

"Memento Mori" é uma música muito pessoal para nós, e reforçando suas palavras, ela é uma ode ao heavy metal. Foi criada com o intuito de homenagear os headbangers que fazem a diferença na cena real e que muitas vezes ficam anônimos para a grande massa. Por isso, na arte ao lado de nossos ídolos, temos o nome de algumas dessas pessoas. Talvez para muitos, tenha sido uma escolha inusitada de single, afinal é nossa música mais "lenta", mas nós sabemos do poder da mensagem e de como essa música crescerá ao longo dos anos. Eu poderia passar muito tempo falando dela, mais do que cabe aqui (risos).

O palco sempre foi uma prioridade aos Guerreiros Headbangers. Tendo até mesmo um ao vivo lançado em 2019. Qual o planejamento para shows neste ano?

O palco é onde traduzimos visual e sonoramente nossa arte. Ainda hoje, acho que é difícil captar em estúdio a experiência que é assistir a um show dos Guerreiros Headbangers; a energia é única. Este ano, já realizamos dois shows, mas em breve teremos novas datas, não apenas em São Paulo, mas esperamos também em outros estados.

Foi um prazer conversar com vocês e trocar essa ideia mais que especial. O espaço final é de vocês!

O prazer foi nosso! Minha mensagem é: consumam o heavy metal nacional. Existem grandes bandas neste momento fazendo música tão boa ou melhor do que as bandas de fora do país. O heavy metal continua forte no underground e sobrevive e sobreviverá graças às pessoas que lutam todos os dias para manter este estilo de vida vivo.


Comentários