Entrevista - Cyhra: Um novo folego ao Heavy Metal

Por: Renato Sanson

Here: https://acesse.dev/English

Músico entrevistado: Jake E (vocal)


“The Vertigo Trigger” traz um Cyhra mais maduro e obscuro. Intencional ou consequência?

Olá! Em primeiro lugar, sinto muito pelo atraso nas respostas, sua solicitação foi parar na minha pasta de spam :-)

Devo confessar que não possuo uma metodologia específica para compor música. Não escrevo música melancólica quando estou me sentindo deprimido ou animado quando estou de bom humor. Em vez disso, crio músicas que pessoalmente gostaria de ouvir.

Quanto à questão da maturidade, acredito que com o tempo e a experiência, todos descobrimos um caminho natural para a nossa progressão, independentemente da nossa profissão. É semelhante a um processo de florescimento e crescimento, onde nós desenvolvemos à nossa maneira única.

Também apresenta o novo guitarrista Marcus Sunesson (ex-The Crown/Engel). Porque adicionar mais uma guitarra?

Acho que seria interessante ouvir a opinião do Iron Maiden sobre essa questão! Quanto a Jesper, ele ainda está trabalhando consigo mesmo e lidando com a ansiedade social, entre outras coisas. Ele lutou bem por um ano e meio enquanto fazíamos a turnê de “Letters to Myself”, mas eventualmente teve que deixar suas funções ao vivo. Todos concordamos que queríamos manter a banda na estrada, então Marcus foi contratado como guitarrista ao vivo até Jesper estar pronto para voltar. No entanto, depois de dois anos, todos sentimos que Marcus se encaixava perfeitamente e deveria se tornar um membro em tempo integral. Jesper estará de volta ao baixo quando chegar a hora certa.

A sonoridade do Cyhra permeia entre algo mais moderno e melodioso. Buscando algo novo, trazendo um respiro a um meio difícil de inovar. 

Ao longo da minha vida, sempre fui motivado a trazer algo novo e excitante para o jogo. Esse desejo se estende à música que ouço também. Mesmo que eu já tenha pensado que uma banda como o Accept (que poderia ser qualquer banda, apenas escolhi uma começando com a letra A) era legal nos anos 80, duvido eu ouvir seus álbuns antigos hoje. Isso ocorre porque tenho lembranças vívidas de como a música deles era incrível naquela época, e temo que ouvi-la agora e destrua minhas lembranças nostálgicas de como ela era mágica e perfeita para mim naquela época.

Como compositor, percebi que tenho algo a dizer, assim como um jogador de pôquer. Não importa o quanto eu tente mudar meu estilo de escrita, sempre haverá algo que me denunciará. No entanto, procuro sempre evitar a repetição e criar novas músicas dentro dos limites do que é conhecido como “caixa” Cyhra.

Como é o processo de composição da banda?

Somos uma banda que não possui uma forma específica de escrever músicas. O primeiro álbum foi escrito por mim (Jake E) e Jesper, e foi um esforço colaborativo entre os dois. No “Halos in Hell”, por outro lado, foi escrito principalmente por mim, com algumas contribuições do resto da banda. “The Vertigo Trigger” foi um esforço em equipe de todos nós, sendo eu o capitão e o diretor da chamada orquestra do metal. Os membros da banda trabalharam juntos para criar um som único que mistura elementos de metal, rock e pop. Eles experimentaram diferentes instrumentos e sons para criar uma experiência auditiva dinâmica e envolvente para seus fãs. No geral, o Cyhra é uma banda que valoriza a colaboração e a criatividade, e está sempre em busca de novas maneiras de ultrapassar os limites de sua música.

Algo que chama a atenção é que Jesper Strömblad (ex-In Flames) além das guitarras cuida do baixo também. Como é trabalhar com esta lenda?

Jesper e eu mantemos uma amizade próxima há mais de uma década e, ainda assim, cada vez que dividimos o palco, fico impressionado com uma sensação de descrença. Tendo crescido ouvindo sua música, estou convencido de que sua influência em minhas composições foi mais profunda do que qualquer outra fonte de inspiração. Seu status como uma verdadeira lenda é inegável, e é um privilégio absoluto ter a oportunidade de tocar ao lado dele e ter nossa própria banda!

O Cyhra é um dream team dos sonhos. Músicos altamente gabaritados. Como é para não deixar as influencias passadas atingir a sonoridade do grupo?

Acredito fortemente que nossa maior vantagem como banda é o fato de que o som do Cyhra é um reflexo de nossas origens e experiências únicas. Nossa individualidade é o que nos diferencia de outras bandas da indústria. Como mencionei anteriormente, sempre acreditei que existe um estilo distinto e característico na composição de músicas que é único para cada artista. Isso é algo que conseguimos alcançar como banda e é algo de que nos orgulhamos.

Houve muitas vezes em que outras bandas copiaram nossos conceitos e estilos anteriores. Acho isso lisonjeiro porque significa que estamos fazendo algo certo. Fomos capazes de criar um som tão único e reconhecível que outras bandas estão tentando imitá-lo, dito isso, porque então tentar mascarar quem somos como músicos ou escritores?

No final das contas, o que nos diferencia não é apenas o nosso som, mas também a nossa paixão e dedicação ao nosso trabalho. Estamos constantemente nos esforçando para criar músicas que sejam autênticas para quem somos como indivíduos e como banda. E é isso que nos diferencia no setor.

Um terceiro disco sempre é um divisor de aguas na carreira. Como vocês enxergam esse novo trabalho?

Embora eu tenha o nosso novo álbum em alta, hesito em fazer a afirmação de que é o nosso melhor trabalho. Na minha opinião, cada um dos nossos álbuns é uma prova das nossas proezas musicais, e todos eles merecem reconhecimento pela sua qualidade excepcional. Acredito que o nosso trabalho merece maior reconhecimento, pois cada álbum é uma prova da nossa dedicação em produzir música do mais alto calibre. Costumava ser assim que o terceiro álbum significava viver ou morrer, mas para ser sincero, acredito que o “álbum” como o conhecemos está morto. A indústria da música agora gira em torno de músicas. Acho que a indústria metalúrgica será a última sobrevivente dessa jornada.

Para fechar, deixo meu agradecimento e muito obrigado pela atenção! Espero ver o Cyhra em breve em solo brasileiro. O espaço final é de vocês!

Obrigado pelo espaço e mal posso esperar para irmos ao Brasil e tocar para todos os nossos fãs! Por favor, espalhe as notícias sobre o Cyhra e certifique-se de bombardear os festivais para nos contatar!

 Esperamos ver vocês em breve!

Comentários